Escrito por Guillaume Huni, BJJ faixa preta e instrutor da Kimura Academy na Sérvia.
O caminho para uma faixa preta geralmente é longo e difícil, e ainda, cheia de altos e baixos. O tempo médio para ser promovido para o preto é de 8 a 14 anos. Levei 12 anos para obter a minha faixa preta, mas para alguns praticantes de Jiu-Jitsu, a viagem foi acelerada. O que eles fizeram mais do que o resto de nós? Depende da pessoa. Alguns são apenas fenômenos, enquanto outros estavam treinando 3 vezes por dia e foram cercado por instrutores de nome mundial. Nem todo mundo nesta lista é um campeão do mundo, alguns são melhores instrutores e têm uma grande cabeça no Jiu-Jitsu.
Aqui os 10 melhores promoções mais rápidas para o cinturão negro na história do Jiu-Jitsu:
* Eu já incluídas apenas as promoções bem documentados. Pode ter havido outros, mas eles não foram tornados públicos. Além disso, existem 13 em vez de 10 faixas-pretas nesta lista desde o último 4 estão empatados no tempo de promoção.
10. Nic Gregoriades (4 anos)
Nicolas Gregoriades foi uma das primeiras pessoas a receber a faixa preta pelo lendário Roger Gracie. Ele é amplamente considerado e contribui para a arte suave até hoje. Nic tem um conhecimento conceitual e técnica profunda com um estilo de ensino paciente e metódico.
9. Gunnar Nelson (4 anos)
Gunnar Nelson é um profissional de Jiu Jitsu e lutador de MMA da Islândia. Gunnar começou a treinar em BJJ na Irlanda com Joh Kavanagh. Ele ficou em quarto lugar no torneio ADCC (peso divisão aberto) em 2009. Gunnar Nelson foi promovido a faixa-preta de Renzo Gracie e se tornou o mais jovem Europeu a ter recebido uma faixa-preta (21 anos, juntamente com Marcin Held e Mads Burnell) e depois de apenas 4 anos de treinamento.
8. Vitor "Shaolin" Ribeiro (4 anos)
O ex-MMA e BJJ campeão mundial Vitor Ribeiro começou a treinar Jiu-Jitsu na Nova União aos 14 anos de idade. Ele ganhou tudo nas faixas coloridas e foi promovido a faixa preta por Andre Pederneiras em apenas 18 anos de idade.
7. Orlando Sanchez (4 anos)
Campeão do ADCC 2015 +99 kgs Orlando Sanchez começou a treinar com Alberto Crane, Romulo Barral, Draculino e "Zé Radiola". Zé Radiola promoveu Sanchez para faixa preta em 2001 depois de apenas 4 anos de treinamento formal.
6. Kit Dale (4 anos)
Campeão 2 vezes do World Pro, Dale é da Austrália. Aqui ele explica como ele chegou a faixa preta em 4 anos das mãos de Yuri Simões.
5. Richie "Boogeyman" Martinez (3 anos 11 meses)
Richie Boogeyman Martinez é faixa preta de Eddie Bravo (10 Planeta Jiu-Jitsu) e ele ganhou em 3 anos e 11 meses, o que fez dele um dos seu aluno mais rápido a ganhar a BB (Seu irmão Geo ganhou em três anos- Veja abaixo). Boogeyman também é um lutador profissional de MMA e tem contrato com a Titan FC.
4. Fabiano Scherner (3 anos 11 meses)
Fabiano Scherner conseguiu sua faixa preta em 3 anos e 11 meses. Ele começou a treinar jiu jitsu em 03 de janeiro de 1999 e teve a sua faixa preta em 20 de dezembro de 2002. Ele é um veterano do UFC e é treinador em uma academia Gracie Barra em Oregon.
3. Lloyd Irvin (3,5 anos)
Treinador de Jiu-Jitsu Lloyd Irvin começou a treinar Jiu-Jitsu, em meados da década de 90 sob Leo Dalla. Irvin aprendeu muito rápido e depois de um mês, ele recebeu a faixa azul. Seu instrutor Leo Dalla partiu para o Brasil e Irvin teve que treinar sozinho. Ele abriu uma escola e começou a ensinar e competiu em todo os EUA e no Brasil. Ele recebeu sua faixa preta de Jiu-Jitsu em apenas 3 anos e meio das mãos de Leo Dalla.
3. Mike Fowler (3,5 anos)
(Ex) aluno de Lloyd Irvin, Mike Fowler recebeu sua faixa preta de Irvin em 3,5 anos. Fowler seguido programa "Grappling Blue Print" de Irvin. Ele teve uma carreira competitiva de grande sucesso.
2. Gabriel Moraes (3,5 anos)
Gabriel Moraes tem uma incrível história do Jiu-Jitsu. ele ganhou o campeonato mundial em três ocasiões separadas (separadas por 9 anos de 2004 e 2013) e ele é surpreendentemente e venceu o mundial de faixa azul (em 2003) e na faixa-preta (em 2004) . Ele contornou a faixa roxa e marrom e foi promovido diretamente para a faixa preta em um recorde de 3,5 anos de treinamento.
***************** Existem 4 indivíduos que receberam os faixas-pretas em 3 anos, então eles estão vinculados no número 1 ************* *********
1. Geo Martinez (3 anos)
Geo Martinez é um estudante de Eddie Bravo. Martinez incrivelmente tornou-se um faixa-preta de Jiu-Jitsu (No Gi apenas) depois de apenas três anos de treinamento. Ele ganhou o torneio EBI e quarto colocado no ADCC 2015.
1.Mads Burnell (3 anos)
Dinamarquês Mads Burnell talento MMA (MMA Pro registro 4-0-0, 3 Subs, 01 de dezembro (IBJJF Europeu Sem Kimono Champion 2014) recebeu a faixa-preta de Jiu-Jitsu de Chris Haueter após 3 anos de treinamento intenso na idade de 21 anos . Isto o coloca entre os mais jovens faixas-pretas da Europa.
1.BJ Penn (3 anos)
Em 1997, Penn começou a treinar Jiu-Jitsu sob Ralph Gracie, acabou ganhando sua faixa-roxa de Gracie. Nesse ponto, ele se mudou para Nova União, onde ele acabou sendo premiado com sua faixa preta em 2000 por Andre Pederneiras. Algumas semanas mais tarde, ele se tornou o primeiro não-brasileiro a vencer a divisão de faixa-preta do Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, realizada no Rio de Janeiro, Brasil. Embora foi primeiro lugar na faixa-preta no campeonato mundial de 2000, ele teve sucesso no Mundial em anos anteriores. Em 1999, com a idade de 20, Penn terminou em 3º, ganhando-se uma medalha de bronze na faixa-marrom, perdendo apenas para Fernando "Tererê" Augusto, e em 1998, ganhou uma medalha de prata, colocando 2 na faixa-azul.
1.Caio Terra (3 anos)
Múltiplo campeão mundial Caio Terra foi promovido a faixa preta pelo Reyson Gracie e Paulo Strauch depois de apenas 3 anos de treinamento e de ter ganho tudo no cenário brasileiro local. Ele passou a se tornar um dos lutadores mais dominantes da história peso galo.
Acredito que a existência de um tempo pré-estabelecido por faixa seja importante para a obtenção de parâmetros, porém estes parâmetros não podem ser forçados a ninguém, como é o caso quando a CBJJ barra competidores. Conforme os casos citados na postagem, imagine um Caio Terra, Miyao (que pegou a preta em 7 anos), tendo sua evolução freada devido a uma regra criada para uma generalidade. Quem pratica o JJ sabe que existem SIM fenômenos os quais não irão se aplicar nenhum padrão. Seja na questão de tempo de faixa, seja na questão rendimento em competições. Acredito que a faixa pede sim o lutador e citando Renzo Gracie "A faixa tem só 3 cm, quem garante o resto é você"
ResponderExcluir